quarta-feira, 3 de junho de 2009

Homossexualidade: Movimento pelo casamento duplica apoiantes

Casamento gay mobiliza dois mil

No espaço de um dia o número de pessoas que subscreveu o manifesto do Movimento Pela Igualdade no casamento civil de pessoas do mesmo sexo duplicou, disse ao CM Miguel Vale de Almeida, promotor do movimento.


"Não estávamos à espera de uma adesão tão elevada no primeiro dia, o que fez chegarmos às duas mil assinaturas", disse. Para Miguel Vale de Almeida esta adesão revela que a sociedade portuguesa está muito aberta a este tipo de mudanças. "Muito mais do que dizem os ‘velhos do Restelo’", acrescentou.

A criação deste movimento poderá levar muitas figuras públicas a assumirem a sua homossexualidade, tal como fez a actriz Ana Zanatti durante a apresentação do movimento, no domingo. Ana Zanatti explicou a sua presença "para reclamar os direitos como cidadã, quer queira ou não utilizá-los". "Nunca senti que os meus sentimentos sejam menores por fazer parte de uma minoria. Por isso exijo respeito", disse.

Entre os subscritores há figuras de relevo das mais diversas áreas, como o Nobel da Literatura, José Saramago, o psiquiatra Daniel Sampaio, ou figuras mediáticas da televisão como Herman José e Merche Romero.

A defesa pelo direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo está na origem do movimento que defende o fim da "discriminação explícita na lei e que vai contra a Constituição". "Estamos a falar de uma questão de direitos que devem ser salvaguardados de forma a que haja igualdade, nomeadamente, para aceder à forma reconhecida pelo Estado de união entre duas pessoas", disse Miguel Vale de Almeida.

DEPOIMENTOS

"DEFENDO DIREITOS IGUAIS COM UNHAS E DENTES": M. Luís Goucha, Apresentador TV

Em Novembro, em entrevista, falei da minha relação com o meu companheiro de há onze anos. Defendo direitos iguais com unhas e dentes. Numa relação, questões relativas a assuntos fiscais ou herança têm de ser iguais".

"HOMOSSEXUAIS TEMEM PERDER O EMPREGO": Solange F., Apresentadora TV

Basta ver a lei que temos, que retira direitos aos casais do mesmo sexo, para perceber que esta é uma sociedade onde há homossexuais que não se assumem com medo de perder o emprego ou serem marginalizados".

"SOCIEDADE PERMANECE MUITO HOMOFÓBICA": Carlos Castro, Jornalista

Bato-me para que os nossos direitos sejam os mesmos dos heterossexuais. Assumi a minha homossexualidade desde que vim de África, mas tenho de reconhecer que a sociedade permanece muito homofóbica".


João Saramago

Homossexualidade: Movimento pelo casamento duplica apoiantes

Sem comentários: