sábado, 14 de março de 2009

Observatório de Homofobia/Transfobia na Saúde

Já foi discriminado/a num hospital ou num centro de saúde?

O seu médico/a pergunta-lhe se tem namorado quando o que tem é namorada?

Já escondeu algum problema de saúde por ser gay?

Insistem em chamar-lhe Manuel quando quer ser chamada Maria?

Sente confiança em falar da sua orientação sexual / identidade de género com um/a profissional de saúde?

Se já se sentiu discriminado/a ou presenciou alguma situação de discriminação relacionada com orientação sexual e identidade de género, num estabelecimento de saúde, clique aqui:

Observatório de Homofobia/Transfobia na Saúde - Introdução

Observatório de Homofobia/Transfobia na Saúde - Questionário

A Associação Médicos Pela Escolha criou o Observatório de Homofobia e Transfobia na Saúde com o objectivo de recolher depoimentos para estudar o verdadeiro impacto da discriminação vivida por homossexuais (gays e lésbicas), bissexuais e trangéneros em estabelecimentos de saúde em Portugal - sejam estes do Serviço Nacional de Saúde ou entidades prestadoras de cuidados de carácter privado.

Queremos dar voz àqueles que foram alvo de discriminação devido à sua orientação sexual e/ou à sua identidade e género e reportar todas essas situações que tenham ocorrido para entidades competentes. Desta forma pensamos ser possível implementar medidas e estratégias para melhorar a prestação de cuidados de saúde e ultrapassar desigualdades no acesso à saúde em Portugal.

Com um questionário online acessível a todos os cidadãos e cidadãs, disponível neste site,, pretendemos que os utentes dos serviços de saúde denunciem situações de homofobia ou transfobia por si vividas ou presenciadas.

Não hesite! Responda ao questionário e/ou escreva-nos para ObservatorioLGBT.mpe@gmail.com

Sem comentários: