quarta-feira, 18 de março de 2009

Dinamarca aprova adopção de crianças por casais homossexuais

17 de MArço de 2009

O parlamento dinamarquês aprovou esta terça feira, por 62 votos a favor e 53 contra, a adopção de crianças dinamarquesas e estrangeiras por casais homossexuais, disse fonte parlamentar.

O governo liberal conservador e o seu aliado parlamentar, o Partido do Povo Dinamarquês (extrema direita) eram contra, mas os liberais deram liberdade de voto aos seus deputados, o que possibilitou a vitória da oposição nesta votação.

«É um grande passo e o penúltimo obstáculo levantado no caminho da igualdade entre os casais homossexuais e heterossexuais», declarou o deputado Simon Emil Ammitzboell, que apresentou o projecto-lei.

«Num futuro não muito longínquo, a Dinamarca autorizará os homossexuais a casar na igreja», acrescentou.

A Dinamarca foi o primeiro país do mundo a autorizar o casamento civil dos homossexuais em Outubro de 1989, dando-lhes os mesmos direitos que os heterossexuais à excepção da inseminação artificial e a adopção.

O ministro da Justiça, Brian Mikkelsen, considerou que esta lei «simbólica e desprovida de sentido» porque nenhum dos países que cooperam com as agências dinamarquesas de adopção vai autorizar entregar crianças a casais homossexuais.

Esta opinião foi rejeitada pela oposição.

«Pensamos concluir acordos bilaterais, país por país, e esperamos que dentro de cinco a dez anos algumas pessoas sejam suficientemente progressistas para aceitar a adopção de crianças por homossexuais», acrescentou Ammitzboell.

in Diário Digital / Lusa

2 comentários:

Adoa Coelho disse...

Pouco a pouco...

Pouco a pouco o Mundo acabará por aceitar que podemos todos viver com as diferencas dos outros...

Espero é que seja antes do Mundo acabar...

Daegaz disse...

Lol Adoa

Também eu ;)